Looking Glass Sinal Br

Sinal BR é uma das primeiras empresas (ITP) do noroeste paulista a disponibilizar o Looking Glass.


"Uma ferramenta utilizada para visualizar rotas BGP (Border Gateway Protocol). Ela pode prevenir e auxiliar na solução de problemas técnicos de maneira muito eficaz."



Em busca de soluções eficientes, com segurança e responsabilidade, a Sinal BR Telecom é uma das primeiras empresas do setor a trazer para o noroeste paulista o Looking Glass, o “servidor de rotas” de acesso público. Foi criada e implementada por André Dias, consultor técnico da Hexa Networks, de São José do Rio Preto.

Entenda o Looking Glass

Segundo o consultor, a ferramenta possibilita verificar quais rotas estão sendo utilizadas pelo provedor e/ou operadora que o detém e, com isso, compreender melhor a sistemática de cada uma delas. O Looking Glass no site da Sinal BR é de acesso público, por isso, qualquer pessoa que tenha o conhecimento técnico necessário para compreender a linguagem utilizada poderá acessar e explorar seu conteúdo.

Como utilizar

Acesse o link http://lg.sinalbr.com.br , digite o endereço IP que deseja verificar e clique em “Enter”. “O Looking Glass investigará desde um simples teste de ping ou traceroute, até mesmo níveis mais aprofundados, utilizando o auxílio de expressões regulares para constatar todas as rotas aprendidas que foram originadas por determinado sistema autônomo. A necessidade de cada usuário determinará como a ferramenta será utilizada”, explica Dias.

Looking Glass pode facilitar o troubleshoot

André Dias contou ainda que a ferramenta pode facilitar a rotina do setor técnico de empresas, ajudando a resolver problemas ligados ao rastreamento de rotas. “O objetivo é facilitar o troubleshoot em caso de alguma anomalia na rede do detentor ou até mesmo facilitar outros provedores a encontrar informações sobre uma determinada rota (exemplo: AS_PATH)”.

Utilize o Looking Glass para agir preventivamente

O acesso a esse tipo de informação, fornecido pelo Looking Glass, permite que empresas, instituições e usuários ajam preventivamente, visualizando possíveis problemas em suas rotas, podendo buscar antecipadamente as melhores alternativas de resolução e manutenção de suas rotas.

Você pode conferir quais redes importantes disponibilizam o Looking Glass no Brasil Peering Fórum por meio do site: https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/Looking_Glass.

Compartilhar este post