Firewall e medidas gerais de segurança

Conexão de qualidade também é conexão segura. Velocidade e estabilidade são bastante importantes, mas de nada adiantam se os dados da empresa estão vulneráveis e passíveis de ataques cibernéticos, por exemplo. Os sequestros de dados estão cada vez mais comuns e é preciso estar por dentro das principais ferramentas de proteção para não correr riscos. Por isso, o Danilo Cabreira, gerente de projetos da Sinal Br Telecom, conversou com a gente sobre firewall e medidas gerais de segurança. Veja o que ele diz, acompanhe as dicas e proteja sua conexão!

O que é firewall?

É um equipamento dedicado para fazer o controle de acesso dos usuários à Internet e para realizar proteções mais avançadas nas redes corporativas.

Como um firewall funciona?

O firewall é instalado no centro da rede e é responsável por analisar todas as conexões de acesso à Internet. De acordo com a política de acesso à Internet, o firewall faz o bloqueio da conexão ou permite que ela seja realizada, caso esteja cumprindo as normas de acesso.

Existem tipos de diferentes de firewall?

Os firewalls podem ser equipamentos físicos, que são conhecidos como appliances ou, então, ser instalados em máquinas virtuais.

Como o cliente deve escolher o melhor tipo de proteção para a conexão de sua empresa?

Os clientes podem optar por implantar diversos recursos de proteção de acordo com a realidade e quantidade de usuários. Pode ser implementado controle de navegação para bloquear acesso dos colaboradores a determinados sites, por exemplo. Outra função conhecida é a filtragem de spam para diminuir a quantidade de e-mails indesejados que chegam nas caixas de entrada.

Usar um firewall é suficiente para manter a segurança de uma conexão?

A proteção dos dados corporativos deve ser realizada em diferentes setores da rede. O firewall é um controlador de perímetro, ou seja, ele protege a entrada e a saída de dados da rede. Porém, ele não garante a proteção total.

Quais outros recursos de segurança estão disponíveis no mercado?

A segurança é complementada por soluções de backup para os servidores de dados e aplicações e pelas soluções de antivírus, que protegem os computadores e dispositivos móveis da empresa.

Sabemos que, no mundo cibernético, as ameaças têm aumentado bastante. Como se precaver?

Segundo uma das principais soluções de antivírus do mundo, foram identificadas cerca de 800 novas ameaças por hora no ano de 2018. Hoje em dia, as empresas estão procurando empresas especializadas em soluções de segurança da informação para auxiliar a equipe de TI interna a analisar as vulnerabilidades e os pontos críticos que precisam ser protegidos.

Acredita que o crescente desenvolvimento da IoT possa gerar mais ameaças à segurança de dados e/ou conexão?

A Internet das Coisas vem aumentar ainda mais a necessidade de se preocupar com os dados corporativos. Com a robotização da indústria e os sensores de monitoramento sendo cada vez mais uma realidade nas empresas, os sistemas que hoje protegem apenas servidores, computadores e celulares precisam agora controlar diversos tipos de dispositivos novos e entender se o acesso desses equipamentos são legítimos ou não.


Que dica de proteção poderia deixar para as empresas?

O primeiro ponto é a tomada de consciência de que se preocupar com a segurança da informação não é apenas ter um firewall, mas que, sim, é necessário se preocupar com todo o clico de vida dos dados dentro da empresa. O custo de ter um colaborador especialista em segurança da informação internamente é geralmente muito elevado e a contratação de empresas especializadas tem um custo menor de investimento e o processo de adequação pode ser feito junto com a equipe de TI local.

O que a empresa deve fazer caso as medidas de proteção sejam ausentes ou ineficientes? Há medidas de recuperação?

O primeiro passo é fazer um mapeamento do cenário atual, identificar os riscos, pontos críticos da infraestrutura e quais as correções que precisam ser feitas para evitar um problema maior com vazamento ou perda de dados. Depois é criar um plano de ação para executar tais atividades. O ponto mais crítico e de difícil recuperação é quando a empresa foi vítima de um ataque de ransomware e teve seus dados sequestrados. Geralmente, os hackers fazem a cobrança em moedas virtuais, como por exemplo Bitcoin, mas, ainda assim, sem ter garantia da devolução dos dados. Por isso, é importante investir em prevenção, sempre. Em casos de segurança e sequestro de dados, mais vale prevenir que remediar.

Gostou das dicas do Danilo Cabreira? Já possui um sistema de segurança de dados em sua empresa? Ainda não? 😱 Fale com a gente, ficaremos felizes em ajudar!

Compartilhar este post