Como o mundo se interconecta

Nós sabemos que você já pensou “como será que isso acontece?”. Como é possível conectar continentes e tornar tudo tão rápido, trocar informações instantaneamente com todas as partes do globo?

Tudo isso acontece por meio de cabos submarinos de internet. Sim, cabos que interligam tudo por debaixo d’água. Sensacional, não é? 😁 Mas não se preocupe, eles são mesmo quilométricos e “supermega” resistentes. Contudo, os cabos submarinos surgiram bem antes de nós pensarmos em internet e já são utilizados há mais de um século. Apesar de algumas divergências quanto à data correta, diz-se que o primeiro cabo foi lançado ao mar em 1858 e que ligava a Inglaterra à América do Norte.

Com o passar do tempo, muita coisa evoluiu e, hoje em dia, os cabos submarinos usam a fibra óptica para “conectar o mundo”. Se você “der um Google”, vai descobrir que fibra óptica “é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico, utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Tem diâmetro ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano” (Wikipedia). A luz percorre lá dentro da fibra óptica, refletindo-se nas paredes e fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho de uma extremidade a outra.

Benefícios
As fibras ópticas não sofrem interferência eletromagnética, portanto, não há distorção do sinal por conta de ruídos elétricos. É isso que permite uma perda irrelevante de informações durante os longos trajetos. Elas são consideradas um meio muito seguro para o transporte de dados, dificultando o desvio de informações. Assim, ninguém perde em privacidade também 😊 Por tudo isso é que as fibras ópticas vêm substituindo o uso dos fios de cobre.

Agora você já sabe como suas mensagens via Whatsapp para os amigos do Japão, por exemplo, chegam tão rápido! A velocidade de tráfego por meio das fibras ópticas é extremamente alta, permitindo comunicação instantânea com todas as partes do mundo, seja usando Whatsapp, Facebook, Instagram, Youtube ou vários outros sites disponíveis ao redor do globo terrestre.

A velocidade média de transmissão de dados pelos cabos submarinos (utilizando as fibras ópticas) é de aproximadamente 4 Tbps (terabits por segundos). Mas sabemos que a tendência é que fique cada vez mais rápida, não é? 😀

Nós também gostamos muito de velocidade! Quer saber mais? Fale com a gente!


Referências: site TecMundo e site Olhar Digital

Compartilhar este post