Cloud Computing - Estamos todos nas nuvens!

A tecnologia vem avançando cada dia mais. Muitas facilidades estão surgindo por meio dos adventos tecnológicos e já se fala na 4ª Revolução Industrial, que traz a familiaridade com as nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, drones, impressoras 3D, entre outros.

A partir de todo esse desenvolvimento, a internet também apresenta alternativas revolucionárias, o que nos permite dizer: todos nós já estamos nas nuvens! Se você faz parte do mundo virtual, utiliza redes sociais, armazena suas fotos na nuvem ou faz backup online para sua empresa, já está nas nuvens também. Pode ser que já use os recursos da nuvem, mas não saiba ao certo o que isso significa. Vamos te ajudar!

A ideia abstrata do termo “nuvem” vem do fato de não sabermos exatamente onde nossos dados ou arquivos estão armazenados. E o intuito é exatamente esse, o de não utilizar uma estrutura física como servidor e armazenador de informações. Assim, a “nuvem” se torna a opção virtual, mais segura, mais veloz e mais prática.

Dessa forma, os dados armazenados ou processados que usamos podem estar em um servidor próximo (no mesmo país), ou em um lugar bem distante (em outro continente). Até mesmo podem estar em vários lugares ao mesmo tempo, dependendo dos backups que foram realizados, que distribuem cópias de segurança para vários servidores virtuais.

É assim que acessamos dados de qualquer lugar do planeta, sem perder informações, já que, se não der certo o acesso a um local de armazenagem, somos automaticamente remetidos a outro. O mais legal disso tudo é que nem nos damos conta de tudo que acontece durante nossos acessos à internet, não é mesmo? 😁

Vantagens para empresas:

- Redução de investimentos em infraestrutura, pois não é preciso investir em estruturas físicas de armazenagem;
- Menor necessidade de equipes especialistas: é tudo feito automaticamente;
- Paga-se somente pelo que usar, apresentando pacotes flexíveis de acordo com o tamanho da empresa e suas necessidades;
- Fácil implantação;
- E o melhor: a “nuvem” tem tamanho infinito e todos da empresa podem acessar dados de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.

E você? Já está nas nuvens? ☁☁

A Sinal Br te ajuda com a solução! Solicite uma visita 😉

Compartilhar este post