Você conhece os ISPs?

Dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) mostram que os pequenos provedores são responsáveis por consumir mais da metade da fibra óptica vendida no Brasil. Eles são pequenos no nome, mas estão se tornando cada vez maiores em abrangência, já que os ISPs acabam levando conexão de qualidade onde os grandes provedores muitas vezes não estão.

Todo esse movimento vem acontecendo, pois os pequenos provedores regionais têm abocanhado a oportunidade de crescimento e melhorias, investido em infraestrutura e oferecido conexões de qualidade e alta velocidade a pequenas cidades por meio da rede de fibra óptica. Assim, teremos cada vez mais pessoas conectadas, incluindo os pequenos bairros e municípios de nosso país.

Desenvolvimento

A Internet vem sofrendo constantes evoluções ao longo das décadas, novas tecnologias estão surgindo e, junto com a essas transformações, o mercado de provedores regionais mantém passos largos e promissores. Segundo a Anatel, em 2017, o mercado dos ISPs foi responsável por 70% da expansão de banda larga. Isso representa um aumento significativo nas instalações de fibras ópticas, o que, consequentemente, expande o acesso à banda larga fixa nos lares brasileiros.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os provedores regionais são responsáveis por mais de 17% do total de acessos de Internet no Brasil. De acordo com a ABRINT, todos esses provedores somados representariam a 4ª maior empresa de telecomunicações brasileira. E a tendência é só crescer.

Eventos

Devido a esse cenário, os pequenos provedores têm chamado bastante atenção e já existem, inclusive, eventos específicos voltados para esse nicho. A Sinal Br, por exemplo, participou recentemente de um encontro de ISPs que já é considerado o maior da América Latina. O evento foi promovido em junho pela ABRINT. Clique aqui para conferir as fotos de nossa participação.

Compartilhar este post