De olho nas tendências

Quem achou que o futuro ainda estava pra chegar se enganou. O futuro já se faz presente e, junto com ele, trouxe inovações tecnológicas que estão revolucionando o mercado de Internet e mexendo com nossos hábitos.
Bluetooth, aplicativos variados, câmeras, luzes e eletrodomésticos acionados pelo smarthphone. Hoje em dia, a vida da gente está toda conectada. Tudo ao alcance de um simples toque ou dos comandos da sua voz. Touch, dispositivos avançados, Realidade Aumentada (RA), 3D, Inteligência Artificial (AI) e muito mais. Exemplos não faltam. Muitos itens do nosso dia a dia já são conectados à rede mundial de computadores: games, tênis, relógios, carros, robôs, meios de transporte. Você imagina sua vida sem Internet?

A tendência é crescer

Podemos aguardar ainda mais crescimento e novidades, pois o mercado de Internet não para. De acordo com a Cisco e a Sandvine, até o próximo ano, algumas tendências vão dominar esse nicho. São soluções inovadoras, que já estão invadindo as telinhas dos internautas e, de fato, influenciando nossos hábitos. Quer fazer o teste? Quem aí não vive mais sem Netflix (ou semelhantes)? 😁 Streamings de áudio e vídeo estão na lista das tendências que vieram pra ficar. Confira!

Streamings de áudio e vídeo

A Sandvine realizou um levantamento (Relatório Global de Fenômenos da Internet - América Latina e América do Norte) e descobriu que 71% do volume de tráfego noturno nas redes de acesso fixo da América do Norte é proveniente dos serviços de streaming. Em 1 ano, espera-se que o número chegue a 80%. Netflix e Spotify, definitivamente, já fazem parte da sua, da minha e da vida muitas pessoas ao redor deste mundão. Trata-se de um segmento rentável, lucrativo e que caiu no gosto das pessoas.

Internet das Coisas (IoT)

Já falamos sobre isso por aqui e vale lembrar >> Internet das Coisas. Surgiu há alguns anos e não para de evoluir. É ela que permite que as coisas tomem vida e que uma geladeira, por exemplo, informe ao dono o que está acabando e ainda indique o supermercado mais próximo. A tendência é aumentar (bastante!) o número de dispositivos conectados, principalmente em carros e residências.

Armazenamento na nuvem

Dropbox, Google Drive, OneDrive. Não são mais novidades e o esperado é que surjam outras grandes empresas investindo nesse segmento. Arquivos e dados salvos na nuvem: inovação, segurança, facilidade para o internauta.

Velocidade e aumento de tráfego

De acordo com a Cisco, o tráfego global de IP chegará a 2,3 zettabytes (ZB) por ano até 2020. Além do aumento de tráfego, a velocidade da banda larga também vai aumentar. Assim, também crescem: transações econômicas na web e e-commerce.

Jogos online

Quem não pode ver um joguinho online que já quer viciar? 😀 As empresas desse segmento disponibilizam versões free para o usuário experimentar os jogos por um tempo. Aí já viu, não é? Testou, gostou e viciou. Esse mercado tende a crescer 17,2%, de acordo com estudo da Research and Markets (link), até 2020. Assim, também há um aumento da demanda por profissionais programadores e designers de jogos, influenciando e fomentando o mercado de criação de games.

Grande quantidade de dispositivos online

Smathphones, tablets, mundo mobile. São eles que ganham a corrida do tráfego: os dispositivos móveis e sem fio. As conexões provenientes dos computadores pessoais (PCs) vêm diminuindo e darão lugar às soluções mobile. Isso também colabora com a quantidade de equipamentos conectados nas redes IP, que chegará a ser 3 vezes maior que a população mundial. E não vai demorar muito, a previsão é que isso ocorra até o ano que vem.

Conexão nas nuvens

Além de armazenar arquivos nas nuvens, será possível se manter conectado enquanto estiver voando, literalmente, entre as nuvens ☁😊 As companhias aéreas passam a dar acesso à Internet aos passageiros. Dessa forma, será possível ver e-mails, notícias, jogar, acessar plataformas de streaming ou acessar as redes sociais usando a Internet do avião. Uma melhor experiência de voo aos usuários e mais competitividade para as empresas áreas, já que oferecer essa facilidade é um diferencial e tanto, não é mesmo?

É muita coisa acontecendo e se conectando por aí. O mercado de Internet não para e nós, da Sinal Br, estaremos sempre antenados nas novidades para continuar oferecendo o que existe de mais moderno e eficiente para a Internet da sua empresa. Conte com a gente!

Compartilhar este post